Telemedicina
O que é Telemedicina
Podemos definir telemedicina como o conjunto de tecnologia e aplicações que ocorre a realização de ações médicas a distância. É possível que essa nova modalidade médica, seja aplicada e surjam como grande potencial nos próximos anos. Atualmente, vem sendo aplicada mais frequentemente em hospitais e isntituições de saúde, que buscam outras instituições para consultar e trocar informações.
Está sendo aplicada em várias discussões de casos clinicos, diagnósticos e assistência a paciente direta.
A principal vantagem da telemedicina é sua aplicação primária e secundária a pequenas comunidades em regiões geográficas e/ou socioculturais longe dos grandes centros urbanos. Um dos principais motivos disso é o isolamento intelectual, e escassos recursos de auxilio diagnóstico. Devido à escassez de profissionais habilitados em identificar doenças e tratá-las. Com a telemedicina acredita-se que possa ampliar as ações de agentes comunitários e profissionais da saúde, integrando-os aos serviços de saúde, localizados em hospitais e centro médicos, mantendo atendimento contínuo na prevenção, diagnóstico e tratamento.
A telemedicina é um método que consiste na aplicação do atendimento médico nos casos em que a distância é um fator crítico entre o paciente e o médico, sendo um recurso possivel com o advento das evoluções tecnológicas. Assim, a telemedicina não é uma nova modalidade de especialização médica.
Com a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação, é natural que o contato médico eo paciente possa ser feito a distância. Todas as aplicações dessa técnica é possível aplicar por terem apresentado respostas positivas, do médico e do paciente.
Atualmente é regulada a telemedicina pelo órgão americano ATA (American Telemedicine Association), sendo uma realidade em muitos países e apresenta em sua forma mais básica o uso de infra-estrutura convencional de telefonia. Segundo informações da ATA, a telemedicina congrega uma grande redução de custos com ampliação da atuação da equipe médica, sendo importante, princuipalmente, no acompanhamento remoto de resultados de exames e execução de discussões técnicas.
O uso da telemedicina traz como vantagens, como:
- Redução de tempo e custos;
- Ajuste do gerenciamento dos recursos de saúde devido à avaliação e triagem;
- Acesso rápido ao especialista que avaliam o exame;
- Uso mais eficiente dos recursos, através da centralização de especialistas e da descentralização da assistência, alcançando um número maior de pacientes.